Câncer de tireoide
O câncer de tireoide pode surgir em ambos os sexos e em qualquer idade, inclusive em crianças.
Sua incidência vem aumentando progressivamente, sendo atualmente o quinto câncer mais comum em mulheres no Brasil.
Algumas características aumentam a probabilidade de um nódulo ser maligno: crescimento rápido, nódulo endurecido e/ou aderido às estruturas adjacentes, aumento dos linfonodos cervicais (gânglios ao redor da tireoide), história familiar de câncer de tireoide, alteração recente na voz (rouquidão), histórico prévio de radioterapia no pescoço.
O diagnóstico geralmente é feito por ecografia da tireoide e punção aspirativa dos nódulos suspeitos.
Tratamento:
Nos últimos anos houve muitos avanços no entendimento dos tumores de tireoide e na individualização do tratamento.
Atualmente conseguimos selecionar melhor os pacientes que realmente se beneficiam de tratamentos mais intensivos, havendo uma tendência de cirurgias menos extensas em muitos casos.
Da mesma forma, métodos mais modernos de tratamento como cirurgias endoscópicas e robóticas estão disponíveis, assim como testes moleculares que podem ajudar a delinear a melhor conduta para cada paciente.
Para os carcinomas diferenciados (papilares e foliculares), que são os mais frequentes, pode haver indicação de tratamento adicional com iodo radioativo. Atualmente, com avaliação adequada, é possível atingir excelentes resultados com doses menores de radioatividade e identificar pacientes que nem mesmo precisarão receber esse tratamento.
Quando a tireoide é totalmente removida, é necessário tomar levotiroxina por toda a vida, tanto para substituir a função da glândula como para prevenir recidiva do câncer. O monitoramento periódico com exames laboratoriais e de imagem é fundamental.
Alguns tumores avançados (metastáticos) podem precisar de tratamentos adicionais. Hoje existem medicamentos que podem ser usados inclusive em casos de tumores refratários aos tratamentos convencionais.
A conduta deve ser sempre individualizada e definida por médico endocrinologista com experiência em câncer de tireoide.